top of page

Atividade Didática: Jardim Permacultural

Com duração de três semanas, essa atividade foi entendida como a parte de sistematização prática dos conteúdos tratados durante as atividades teórico-práticas e discussões desenvolvidas no projeto. 

Ela objetivou a construção de um Jardim Permacultural, considerado um instrumento didático ao ensino interdisciplinar, em especial à Educação Ambiental. 

Essa atividade foi dividida em algumas fases: 

  • Breve apresentação dos conceitos de Permacultura a fim de estimular e orientar os participantes

  • Inicio da prática com auxílio de um roteiro norteador para reconhecimento da área, de condições bióticas e abióticas que se relacionam com o terreno onde seria construído o jardim. 

  • Planejamento permacultural a partir de dois conceitos, a saber, setorização e zoneamento. Os participantes realizaram uma descrição da área por meio de desenhos que se sobrepuseram: em cartolinas planejando o design (zoneamento ), e em papel manteiga indicando posição do sol, sombras naturais e artificiais, fauna relacionada, entre outros (setorização). Além disso, foram incentivados a sugerirem tipos de plantas que gostariam de plantar naquele espaço.

  • Simultaneamente às atividades com os participantes, o solo do terreno foi preparado com capinação, adubação, entre outros, para que no dia do plantio os participantes se preocupassem majoritariamente com o planejamento realizado. Vale ressaltar que a preparação do solo foi auxiliada por pessoas que gentilmente se voluntariaram nessa prática, em especial o Sr. Laércio, funcionário da USP. 

  • Após duas semanas, o plantio foi realizado pelo grupo. A área foi dividida em oito zonas, com caminhos entre elas para auxiliar o manejo. Em cada uma das zonas foram plantadas sementes, mudas ou partes da planta conforme tabela abaixo.

  • Uma semana após a realização do plantio, os participantes foram incentivados a preencherem uma tabela de desenvolvimento das plantas, relacionando as que não conseguiram sobreviver muito bem e as que se adaptaram à área de plantio, bem como os possíveis motivos que levaram à esses comportamentos.

bottom of page